Mesa Redonda: Bem-estar dos colaboradores e saúde no trabalho

Home / Notícias / Mesa Redonda: Bem-estar dos colaboradores e saúde no trabalho

anaSousa

Moderadora: Ana Sousa, Diretora de RH
GRUPO ALVES BANDEIRA

O local de trabalho tem sido alvo de vários estudos por ser reconhecida a sua importância. De facto, evolui-se de uma visão do local de trabalho como um “espaço” onde se pode trabalhar, para uma abordagem integrada e que coloca a saúde e bem-estar no centro das agendas das organizações. Os momentos de mudança organizativos são particularmente perigosos, do ponto de vista da saúde e bem-estar, exigindo um planeamento cuidadoso que leve em consideração os problemas das pessoas, mas também as questões estruturais e financeiras associadas. Perceber as questões associadas, por exemplo: • Porquê desenvolver um programa que promova a saúde e bem-estar dos colaboradores? • Quais os passos chave para o sucesso do programa? • Exemplos de boas práticas implementadas. As evidências/resultados para as empresas que adotaram programas de promoção da saúde e bem-estar assumem um papel impulsionador, traduzindo-se nos benefícios quer ao nível organizativo, quer ao nível individual de cada trabalhador.

Entrevista aos oradores:

1. Que programas/práticas de promoção do bem-estar e da saúde dos colaboradores utilizam na sua empresa?

2. Quais são os mais valorizados pelos colaboradores?

3. Que benefícios levam essas práticas aos colaboradores e à empresa?

joaoPedro
Orador: João Pedro Santos Silva, Coordenador de Higiene
Segurança e Saúde LACTOGAL

1. Como programas de promoção de bem-estar e saúde dos colaboradores, destacam-se na Lactogal os que se passam a apresentar: • Programa de acompanhamento permanente de medicina curativa/familiar, visando a criação de um serviço médico de proximidade aos colaboradores. • Disponibilização a todos os colaboradores de um seguro de saúde com uma gama de coberturas bastante alargada ao nível de cuidados de saúde. • Realização de diversos projetos piloto em diferentes unidades fabris/estabelecimentos, visando a avaliação prévia do impacto dos mesmos nas pessoas e processos das restantes unidades e universo da empresa, dos quais se destacam a realização de: a. Projeto de ginástica laboral destinada à preparação e compensação muscular de colaboradores associados a funções de caráter logístico; b. Programa de acompanhamento nutricional dos colaboradores, visando proporcionar hábitos alimentares e estilos de vida mais saudáveis; c. Projeto ao nível da saúde na área do sono, através da implementação de um programa de vigilância a todos os trabalhadores com trabalho por turnos; • Implementação em todas as unidades fabris de programa de acompanhamento da hipertensão arterial e realização de ECG a todos os colaboradores com mais 50 anos. • Existência, em fase de conclusão, na unidade fabril de Oliveira de Azeméis, de um inovador e singular projeto de Investigação multidisciplinar sobre o tema “deteção e prevenção de lesões músculo-esqueléticas no fabrico de queijo”. Este projeto de investigação conta com as participações, a nível interno, da área de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho – HSST da Lactogal e, a nível externo, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Biomecânica, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade do Porto e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

2. Todas as iniciativas de promoção de saúde e bem-estar, com impacto direto ou indireto na vida laboral ou sociofamiliar dos colaboradores têm sido valorizado positivamente pelos colaboradores, com particular destaque para os programas de acompanhamento de medicina curativa e a disponibilização do seguro de saúde.

3. Os principais benefícios são a criação de hábitos de acompanhamento de saúde mais próximos de cada realidade individual, com complementaridade aos serviços de saúde disponíveis fora da empresa, possibilitando no imediato maiores ganhos de tempo e qualidade de vida aos colaboradores. Para a empresa o ganho primário será a redução do absentismo laboral por necessidade de recurso a consultas médicas no exterior.

Paulo Lima de Carvalho

Orador: Paulo Lima de Carvalho, Head of Human Resources
GRUPO DST

1. No que concerne a programas/práticas de bem-estar dos colaboradores, de destacar no âmbito dos benefícios, o facto do grupo assegurar a todos um seguro de vida e um seguro de saúde totalmente gratuitos. Nas instalações, está ainda disponível um gabinete médico, que oferece atendimento permanente em medicina geral, para além de uma clínica de medicina dentária. Tendo em conta as áreas de atividade em que atua, a higiene e segurança no trabalho são preocupações constantes do grupo. Para além de um técnico de segurança, que periodicamente realiza ações de sensibilização, cada obra conta com um animador de segurança que garante o cumprimento dos requisitos de segurança por parte das pessoas e dos equipamentos utilizados. No que respeita a atividades desportivas, desde 2012 o grupo disponibiliza aos seus colaboradores um complexo desportivo, composto por dois campos de futebol e um campo de ténis, em relva sintética, bem como um espaço de máquinas de manutenção física aeróbica. Este espaço possibilita o desenvolvimento de atividades físicas ao ar livre, proporcionando igualmente um grande espaço de convívio.Próximo a este complexo, os trabalhadores podem ainda usufruir de uma horta social, a qual visa não só a produção de géneros alimentares para o seu próprio consumo, como aliviar o orçamento familiar e melhorar a qualidade de vida. A prática desportiva também é incentivada através de protocolos com ginásios, que permitem obter preços mais vantajosos ou até mesmo a frequência gratuita pelos colaboradores. A retórica e a oratória, bem como a estética, o pensamento contemporâneo e a lógica são disciplinas fundamentais no grupo dst, com o objetivo de aumentar o poder de negociação dos trabalhadores, que no final se traduz no aumento do negócio. Neste sentido, e com o objetivo de alargar os horizontes culturais de quem dá vida ao grupo, mensalmente são disponibilizados bilhetes para todos os espetáculos no Theatro Circo de Braga, que esgotam consecutivamente. À semelhança do porque tem vindo a ocorrer nos anos transatos, o grupo dst continuou a reforçar o estabelecimento de protocolos com entidades variadas, proporcionando condições especiais aos seus colaboradores. Existe um protocolo com o conceituado Cabeleireiro / Consultor de Imagem em que, por ocasião do aniversário de cada colaboradora, é oferecida uma sessão de consultadoria de imagem completamente gratuita. É ainda de referir que os colaboradores foram agraciados com a possibilidade de usufruir, todas as quintas-feiras, dos serviços de uma manicura, instalada num espaço dentro dos escritórios criado especialmente para o efeito.

2. As atividades/benefícios diretamente associados à saúde e ao desporto.

3. Em termos de benefícios mais visíveis, destacam-se: o bem-estar geral, a capacidade de concentração e focus no que é mais determinante, resiliência, espírito de equipa, capacidade de trabalho e de gestão das adversidades, estratégias de coping com stress, entre outros.

 

Related Posts

Leave a Comment