Mesa Redonda: Human Governance

Home / Notícias / Mesa Redonda: Human Governance

FranciscoPedro

Orador: Francisco Pedro Balsemão
COO Recursos Humanos, Jurídico e Sustentabilidade IMPRESA

1. Qual a estratégia atual e futura da suaempresa em termos de gestão de RH?

 A estratégia da gestão de recursos humanos da IMPRESA está focada na produtividade e motivação dos nossos trabalhadores e alinhada com os objetivos definidos pela empresa a médio e longo prazo. Para alcançar estes, fazemos um levantamento das competências de que dispomos atualmente e das que precisamos para lá chegar. Com base no “gap” que for identificado, desenvolvemos as ferramentas necessárias para o suprir. Por exemplo: se no futuro os nossos conteúdos noticiosos online forem consumidos cada vez mais via redes sociais, o nosso plano de formação deverá incluir obrigatoriamente ações que reflitam esta tendência, dirigidos, nomeadamente a jornalistas e gestores de marca; e devemos recrutar pessoas, para estas áreas, que saibam trabalhar em multiplataformas.

2. A que nível hierárquico se situa na estrutura organizacional o departamento de RH?

O Chief Operating Officer (COO) com o pelouro dos Recursos Humanos faz parte da Comissão Executiva da IMPRESA, composta por 7 elementos.

3. Como se processa a tomada de decisão ao nível do recrutamento e seleção de colaboradores?

O processo é centralizado na DRH. Dependendo da função em causa, podemos ser chamados a intervir na fase inicial do recrutamento, para a qual recorremos à nossa base de dados e a ferramentas como o Expresso Emprego; na fase de entrevistas, há pelo menos uma na qual está presente um elemento da DRH, que tem como missão avaliar as competências relacionais/emocionais do candidato, bem como o seu “fit” com a cultura organizacional da empresa. A decisão final é tomada pelo responsável da área funcional em causa, tendo como base um parecer formal da DRH.

Related Posts

Leave a Comment